domingo, 27 de setembro de 2009

Produção e meio Ambiente: Esgoto doméstico aumenta produtividade da cana-de-açúcar



Comentários de: Ariovaldo Fernandes.
Recentemente, falamos que os as usinas e destilarias produtoras de Etanol, precisam minimizar os custos e maximizar a produção. Aqui neste estudo apresentado pelo Eng. Agronomo Rafael Marques Pereira Leal , já temos um avanço extraordinário, pois ao mesmo tempo que se usa uma fonte abundante de rejeitos urbanos (Esgoto) para adubar as plantações de cana,  vamos evitar que o esgoto produzido nas cidades, seja jogado nos córregos e nos rios. Certamante ainda será possível obter subsídios dos municípios, pois afinal é dos municípios, a obrigação de limpar os rios.  Certamente a  maioria dos produtores, ainda vão contestar o que o Eng. Agronomo Rafael Marques Pereira Leal , comprovou ser o caminho dos lucros.

Reportagem de
Antonio Carlos Quinto - 10/08/2009
Experimentos realizados numa área de cerca de 6 mil metros quadrados na cidade de Lins, interior de São Paulo, mostraram a viabilidade de utilização de efluentes de esgoto doméstico na irrigação de uma cultura experimental de cana-de-açúcar.
...
"O efluente foi retirado da estação de tratamento de esgoto da cidade. A irrigação com o líquido propiciou uma melhor produtividade da cultura, em relação ao manejo tradicional em que normalmente a plantação é adubada. A produção foi superior em cerca de 50%", conta o engenheiro agrônomo Rafael Marques Pereira Leal da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da USP de Piracicaba.
.
Cuidados e monitoramento constante
As pesquisas tiveram início em 2005 quando uma equipe coordenada pelos professores Adolpho José Melfi e Célia Regina Montes realizou o plantio da cana e passou a irrigar a cultura com efluente de esgoto tratado.Segundo Leal, o efluente de esgoto doméstico possui pouca contaminação de metais pesados. "No final do experimento é que constatamos um alto teor de sódio no efluente. Esses teores tendem a aumentar também no solo e, caso não seja manejado, podem ocasionar prejuízos ao solo e à planta," lembra. "Apesar de propiciar maior produtividade em relação ao cultivo tradicional, a irrigação da cana-de-açúcar com efluente requer cuidados e monitoramentos constantes", recomenda o engenheiro.... (veja mais)



0 comentários:

Postar um comentário