sábado, 10 de dezembro de 2011

Doutor Sócrates Santista... Corinthiano... Sãopaulino

Uma semana após a morte de Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira, completada neste domingo 11, dentre as matérias exibidas em sua homenagem em todos os canais de Tv, inclusive na Itália onde atuou também pela Fiorentina, os amantes do bom futebol puderam saber de várias particularidades de sua vida.

Uma delas é como se deu sua venda para o S. C. Corinthians Paulista, que só o contratou porque o São Paulo F.C. que tinha a preferência do então presidente do Botafogo de Ribeirão Preto Atílio Benedini na compra do passe, desdenhou seu futebol.

Segundo matéria do jornal "A Cidade" de Ribeirão Preto, sua venda para o Corinthians só se concretizou com a interferência do então governador Paulo Egydio, que atendendo pedidos do presidente corintiano Vicente Matheus, telefonou para Atílio Benedini e pediu que ouvisse com carinho a proposta de Matheus, que diante de seu interesse temia nova investida do ex-governador Laudo Natel e ex-presidente do São Paulo, investida que realmente aconteceu, mas tardia, pois Sócrates já tinha assinado com o clube do Parque São Jorge.

E não foi por menos que quando seu irmão Raí despontou no Botafogo, o São Paulo não titubeou, apostou no DNA futebolístico dos Oliveiras que diante do interesse do Corinthians, foi mais rápido e levou o atleta para o Morumbi, que não desapontou todos os clubes que apostaram no seu futebol.

Natural do Estado do Pará, Sócrates era torcedor Santista, talvez pelesista, termo dado aos torcedores - da era Pelé - que encantados com as jogadas do melhor atleta do mundo Édson Arantes do Nascimento, escolhiam o Santos como time do coração.

Poderia virar sãopaulino caso o contratasse, mas virou corintiano, "o calor dessa torcida me fez corintiano, não tem como jogar com o apoio e pressão dessa massa e não se tornar mais um deles" dizia Sócrates, mas nunca negando que tinha um certo carinho pelo Santos.

Muitas homenagens ainda serão dedicadas ao Sócrates, não só pelo que mostrou nos gramados ou por sua formação em medicina, mas também pelo homem simples mas de opinião forte e politizado que era, que defendeu as "Diretas Já" para presidente com sua ideologia Socialista no sentido pleno da palavra, daqueles que pensam e acreditam na felicidade coletiva.

Isso é só um pouquinho do que foi o homem Sócrates, que tive o prazer de conhecer em 1977 num clube de Ribeirão Preto, onde comemorava com a família o título do Primeiro Turno do Campeonato Paulista ao vencer o São Paulo. Ele chegou na minha mesa pegou minha cerveja e entornou quase todinha no bico, sob os cuidados e olhar atento do pai ao seu lado.

Descanse em paz, Dr. Sócrates, o Magrão.

0 comentários:

Postar um comentário