sábado, 24 de março de 2012

Tempestade provoca forte chuva de granizo em Encruzilhada - RS.


Um temporal de granizo mudou a paisagem no interior do Rio Grande do Sul no final da tarde dessa quinta-feira (22). Por aproximadamente 20 minutos, as pedras de gelo que caíram na localidade de Rincão dos Rosas, em Encruzilhada do Sul (162 km de Porto Alegre), no Vale do Rio Pardo, encheu de branco campos e trechos de uma estrada.

Conforme relato de moradores, uma nuvem densa e escura cobriu o céu anunciando um temporal. Entretanto, ninguém esperava que, além da chuva, caísse granizo. As autoridades da cidade afirmam que nenhum chamado de emergência foi feito. Porém, lavouras podem ter sido seriamente danificadas.

Uma massa polar está sobre o Rio Grande do Sul, o que fez com que o céu ficasse limpo, e as temperaturas, mais baixas nesta sexta-feira. As mínimas chegaram a dez graus centígrados na serra. Entretanto, no leste e na região metropolitana existe a presença de nuvens e pode chover fraco no fim da tarde.

No sábado, pancadas rápidas e isoladas devem ocorrer no nordeste do Estado. Devido ao ar seco e frio, as temperaturas permanecem amenas. Domingo o tempo deve continuar seco, com nuvens na faixa leste e possibilidade de pancadas na segunda metade do dia.

Na noite dessa quarta-feira (21), um temporal com vento forte e granizo caiu sobre a cidade de Rio Grande (309 quilômetros de Porto Alegre), no sul do RS. Ao menos 20 ocorrências de queda de árvores foram atendidas pelos Bombeiros. Oito pessoas ficaram feridas, mas passam bem.

As rajadas chegaram a 130 quilômetros por hora. Por aproximadamente 30 minutos, a tempestade varreu a cidade, causando transtornos em diversos bairros e destruição em alguns pontos. A estimativa é de que choveu 70 milímetros em cerca de 20 minutos, o esperado para todo o mês nessa época.

Ver a notícia

0 comentários:

Postar um comentário